Instituto Pensar - Paulo Câmara rebate ataque de Bolsonaro

Paulo Câmara rebate ataque de Bolsonaro



Brasília ? O governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se pronunciou, neste domingo (4), após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicar vídeo criticando os gastos estaduais durante a pandemia. Ataques ocorrem durante a maior rejeição do governo, com mais da metade da população avaliando como ruim ou péssima a atuação presidencial na crise sanitária, segundo o Datafolha.

Em vídeo compartilhado por Bolsonaro, o apresentador de TV Sikêra Jr. cita números que ele atribui a repasses do governo federal e afirma: "Paulo Câmara, esse dinheiro não é teu, é pra salvar vidas. (?) Senhores governadores, criem vergonha na cara. Digam ao seu povo quanto vocês receberam para cuidar das vidas, e não tomar essas vidas, não matar as pessoas?. Ainda na publicação, o chefe do Executivo citou o versículo bíblico João 8:32 que diz "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará?.

A temática dos repasses federais a Estados e municípios já esteve no centro do acirramento político de Bolsonaro com governadores antes, principalmente após o presidente fazer distorções desses valores. Os dados apresentados misturam repasses que a União é obrigada a fazer pela Constituição, com dinheiro do auxílio emergencial a vulneráveis e a verba do pacote de socorro e alívio financeiro a Estados e municípios.

?Por que não assumir suas verdadeiras atribuições??

Também pelas redes sociais, o governador Paulo Câmara questionou: "em lugar de disseminar fake news, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia??. Embora tenha classificado como lamentável a atitude do presidente, o gestor afirmou que não se pode esperar muito de "alguém que trata a dor do outro como mimimi?.

Leia também: Ministério da Saúde reduz quase pela metade previsão de vacina para abril

"Prevenção, cuidado, proteção. Não mediremos esforços para superar este momento tão difícil para o mundo inteiro, que assiste estarrecido à realidade imposta ao povo brasileiro, pela ausência de uma liderança capaz de unir, seguir a ciência e ter compromisso com o outro?, acrescentou o governador.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), seguiu a mesma linha na crítica a Bolsonaro para defender o aliado, dizendo que o "domingo começou com proliferação de mentiras contra governadores?, o que é "deplorável?. Ele ainda fez citação a outro trecho da Bíblia.

Domingo começou com proliferação de mentiras contra governadores. Deplorável. Lembrei-me da Bíblia, Livro do Apocalipse: "À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas e lhe foi dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses.? pic.twitter.com/HMRUql0BWE

? Flávio Dino \"??\" (@FlavioDino) April 4, 2021

Também saiu em defesa de Câmara a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), afirmando que o governador foi "vítima de uma campanha de ódio e desinformação capitaneada pelo presidente da República?.

Minha solidariedade ao governador de PE @PauloCamara40, vítima de uma campanha de ódio e desinformação capitaneada pelo presidente da República, que busca desestabilizar quem verdadeiramente trabalha para minimizar os efeitos da pandemia que são os governadores e prefeitos

? Lídice da Mata (@lidicedamata) April 4, 2021

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou ainda que Câmara foi alvo de ataques de Bolsonaro "por combater sem tréguas a pandemia?.

Total solidariedade ao gov @PauloCamara40, alvo de ataques de Bolsonaro por combater sem tréguas a pandemia. Lamentável, ainda, que o presidente se valha de fake news para tentar atribuir a outros sua inequívoca responsabilidade pela tragédia sanitária https://t.co/L81mtYTixB

? Carlos Siqueira (@csiqueirapsb) April 5, 2021

Mais de 1 milhão de doses aplicadas

Na última terça-feira (30), pouco mais de dois meses após o início da vacinação, Pernambuco superou a marca de um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na população, sendo o décimo estado com o maior número de imunizados.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde enviou 1.438.880 vacinas contra a Covid-19 ao estado, sendo 1.192.160 da Sinovac/Butantan e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, no total. Nessa quinta-feira (1º), ainda foram entregues mais 394.650 doses de vacinas, sendo 32.250 doses da AstraZeneca e 362.400 doses da Coronavac. 

Com as novas unidades, o governo anunciou que vai começar a imunizar profissionais de segurança pública, já que esses trabalhadores foram incluídos nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Os policiais foram incluídos no grupo prioritário pelo PNI e receberam nesse novo carregamento um quantitativo específico p/ eles. Iniciamos nessa quinta também a distribuição de mil refeições por dia p/ a população em situação de rua, em parceria com o Senac e Armazém do Campo.

? Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) April 1, 2021

Ataques a governadores

Recentemente, Bolsonaro e seus aliados vem reforçando a narrativa contra governadores e prefeitos. Tendo como pano de fundo os protestos após a morte na Bahia do soldado Wesley Santos, lideranças policiais vêm confrontando medidas de combate à Covid-19 determinadas por governadores que fazem oposição ao governo federal. 

No Espírito Santo, o deputado Capitão Assumção (Patriota), que liderou uma paralisação da PM em 2017, alegou que o governador Renato Casagrande (PSB) também tenta "jogar a polícia contra o trabalhador? com medidas restritivas.

Com informações do UOL e G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: